Muitos e muitos anos atrás…
Já ouviu falar no filme O Som do Trovão, dirigido por Peter Hyams? Dizem que ele não é lá grandes coisas, mas foi baseado num conto muito bom – de mesmo nome – de Ray Bradbury. Nascido em Illinois, Estados Unidos, em 1920, Bradbury é um autor conhecido de ficção científica. Ao longo da sua vida, ele já publicou 30 livros, 600 contos e muitos poemas e ensaios. Bradbury ficou mais conhecido a partir da publicação de Crônicas Marcianas (The Martian Chronicles), em 1950.
Em 1953, ele publica o livro que é considerado por muitos um clássico, sua obra-prima: Fahrenheit 451. Esse livro virou um filme, dirigido François Truffaut. Já esse filme dizem que é muito bom. A história também ajuda. O conto se passa num mundo de censura, onde a palavra escrita é proibida. Todos os livros são queimados pelo estado. Numa tentativa de salvar a cultura, um grupo de rebeldes memoriza as obras de literatura e filosofia.
Mas voltando ao O Som do Trovão… o filme segue a partir do ponto onde o conto parou. Já a história em prosa se passa em 2055. Uma empresa é especializada em safáris não muito comuns. Safáris no tempo, séculos e mais séculos pra trás. A idéia é caçar dinossauros. Mas todo o cuidado deve ser tomado para que nada – nem um ínfimo detalhe – se modifique no passado. Vale a pena ler. Aqui você encontra um lugar que tem o conto na íntegra. E aqui, descobre mais sobre o autor.
Thais Marinho
Últimos posts por Thais Marinho (exibir todos)
- 6 podcasts sobre literatura para ouvir em qualquer lugar - 19/08/2016
- Leia mulheres! - 04/08/2016
- Uma viagem literária pela Argentina - 02/08/2016