Outros Mundos

Outros MundosDylan Luder / unsplash
alice-wonderland-caterpillar1

Essa imagem ilustra as páginas de “Alice no país das maravilhas”

O mundo de Alice é puro non sense. Depois que ela passa para o outro lado (seja do espelho, seja da toca do coelho) tudo vira uma sucessão de cenas loucas. Espaços que aparecem e desaparecem do nada. Personagens esquisitíssimos. E, convenhamos, o mundo criado por Carrol num é um tanto quanto sombrio? Não tem lá uma pitadinha de (não seria bem um pesadelo, mas) sonho angustiante? Também não seremos injustos. Alice é uma menina divertida. É uma mistura engraçada de criança temperamental com uma dama de fina educação inglesa.

Você sabia que houve uma Alice de carne e osso que inspirou Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Lutwidge Dogdson? Seu nome era Alice Liddell e era filha de um colega de trabalho de Dogson. Ele lecionava matemática (quando eu fiquei sabendo disso, tive um pensamento bem preconceituoso. Como uma pessoa com a criatividade de Carroll, podia ser professor de matemática?! – confissão nem um pouco politicamente correta de uma pessoa que é de Humanas).

alice03

A Alice de carne e osso

Carroll adorava a menina e foi em um dos passeios que fazia com ela e suas irmãzinhas que ele inventou toda a história pra entreter as meninas. Pode admitir que passou pela sua cabeça alguma idéia maldosa sobre a relação de Carroll e Alice. Bom, você pode não estar de todo errado. Existem inúmeros boatos por aí. Dizem que Carroll nutria uma paixão platônica por Alice e que ele era pedófilo. Verdade ou não, nada chegou às vias de fato, pelo que sabemos.

Das letras às imagens

Hoje, faz 75 anos que a Alice real morreu. Mas a Alice de papel está vivinha da Silva. E vai até parar nas telas de cinema ano que vem. Quem está dirigindo o filme é Tim Burton. É aquele da Fantástica Fábrica de Chocolates, Planeta dos Macacos, Edward mãos de tesoura, Peixe Grande e suas histórias maravilhosas, o recente Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet e vários outros. É, uma rápida olhada nos filmes de Burton e já dá pra perceber que ele é uma boa escolha pra dirigir Alice no País das Maravilhas.

alice

Quem vai estar no papel de Alice é Mia Wasikowska. Mas quem se importa com essa menina, quando temos Johnny Depp no filme (as meninas que lerem esse post vão me entender rs). Ele será o Chapeleiro Louco. (Saiba mais aqui)

Mia Wasikowska

Mia Wasikowska no papel de Alice no novo filme da Disney

chapeleiro1-300x274

Olha o Johnny Deep aí, gente!

Você sabia que não é só uma aventura que Alice vive, mas sim duas? As Aventuras de Alice são compostas pelo famoso Alice no País das Maravilhas e pelo Alice no país do espelho (ou Alice através do espelho). Ainda não acabei de ler o livro mais conhecido de Carroll. Então, tudo o que eu sei é o que a Disney nos mostrou no desenho animado. Já Alice através do espelho li para um trabalho de faculdade. O livro não é bem uma continuação. Não faz referência ao outro livro e pode ser lido de forma independente. Mas foi escrito depois, como uma segunda aventura mesmo.

Aproveitando o embalo, coloquei no Dica um texto sobre a segunda aventura de Alice. Esse blog vai ter overdose da menina dessa vez (isso poderia ser uma piadinha, se você pensasse no caráter meio alucinógeno das histórias de Carroll. Mas eu nunca faria uma piada ruim desse jeito).

Thais Marinho

Ainda são poucos os livros na minha estante e muitos na lista para serem lidos, mas a paixão por eles já está há muito tempo instalada. Hoje, cá estou, quase ex-jornalista, estudante de Letras, atualmente em terras hermanas, desbravando o argentinês e as literaturas hispano-americanas.