Entre o burburinho e o silêncio

Victor Vieira | Pra Ler

Livros não costumam ter repercussão exagerada no Brasil, basta puxar pela memória obras que causaram furor nos últimos anos. Dificilmente você vai se lembrar de muitos. Mas dois, em especial, tiveram algum destaque recentemente. Os ingredientes principais para magnetizar os holofotes estavam ali: polêmica, segredos, poder e gente famosa. O Livro do Boni (lançado no dia 30 de novembro), espécie de memória da televisão brasileira assinada por um dos “papas” no assunto, bateu ponto em todos os cantos. Não houve na mídia quem dispensasse uma palavra do antigo todo-poderoso da Rede Globo – até então recluso em uma afiliada no interior de São Paulo. Como a tônica é a história da Vênus platinada, voltaram também velhas querelas: o debate presidencial de 1989 e desafetos que Boni colecionou durante a carreira.

A Privataria Tucana (lançado no dia 9 de dezembro), de Amaury Ribeiro Júnior, mexeu em um espinheiro. Ao trazer supostas provas de irregularidades na venda de estatais durante a Era FHC, o jornalista bombardeou nomes importantes da cúpula do PSDB. Ao contrário do exemplo anterior, esse custou a sair do circuito alternativo e dar as caras nos grandes veículos de comunicação. José Serra, um dos protagonistas da reportagem, disse que A Privataria Tucana é “lixo”. Sem entrar no conteúdo dessas obras, é interessante observar o fenômeno da cobertura desses lançamentos. Quanto mais se calam o rádio, a TV e os jornais sobre certos assuntos, mais gritam na internet. O festival de vozes virtuais não perdoa: acusa, reivindica, discute, critica, recupera o passado. Não adianta ignorar. E aí mesmo letras apagadas ganham tinta na marra.

Victor Vieira

Não leio bula de remédio. Falar isso seria exagero e estou longe de virar hipocondríaco. Mas é verdade que com as letras arrisquei quase tudo. No jornalismo, aprendi a espremer palavras para sair notícia. A ficção me ensinou a percorrer lugares na distância entre uma prateleira e outra. E escrever garante, a mim e a quem mais embarcar, novos roteiros para essas viagens.

Últimos posts por Victor Vieira (exibir todos)