Nuvem de possibilidades

Nuvem de possibilidadespraler | Pra Ler

Se você gosta de ler Edgar Alan Poe, pode gostar também de ler Mark Twain, Sylvia Plath, Victor Hugo e Lovecraft. Gosta mais de Fernando Pessoa? Então experimente também Guimarães Rosa, Juan Rulfo e Ernesto Sabato. Calma. As dicas acima não vieram da nossa cabeça, mas de um site que analisa um autor e sugere outros que sejam parecidos com ele. O Literature-map é bem simples. Basta digitar o nome de seu autor favorito que ele te dá uma nuvem de opções de outros autores. Quanto mais perto o nome estiver do centro, mais próximos os dois autores são. A nuvem abaixo, por exemplo, é do Machado de Assis.

Se você gosta de Machado, por que não ler João Ubaldo Ribeiro? Ou que tal partir para as extremidades e procurar algo novo, como Lord Byron ou Lawrence Sanders? Além de livros, também é possível fazer a sua própria nuvem de filmes e  música. O site não é perfeito, mas pode te dar uma boa dica de qual será seu próximo vício. Será que vai funcionar?

Brunin Assis

Cheirei um livro pela primeira vez aos quatro anos. Aos dez já era frequentador de bibliotecas. Aos quinze comecei a consumir exemplares mais pesados. Aos vinte não conseguia mais sair de casa sem um livro. Hoje sonho em ter uma casa cheia deles, mas tenho medo de ser preso por tráfico de cultura.