O Castelo Assombrado de Edgar Allan Poe

O Castelo Assombrado de Edgar Allan PoeDylan Luder / unsplash

Os artistas visuais Jeanette Seah e Daniel Nudds, da Vancouver Film School, fizeram uma animação baseada no poema O Castelo Assombrado, de Edgar Allan Poe. Veja o vídeo:

Clique para ver a versão original e a tradução para o português do poema.

Outra produção chamada O Castelo Assombrado, de 1963, foi a estreia do escritor norte-americano H.P. Lovecraft no cinema. O trabalho esteve sob a batuta do diretor Roger Corman – considerado um dos reis dos filmes B – e protagonizado pelo astro do terror Vincent Price. Para a adaptação, escolheram a novela O Caso de Charles Dexter Ward, escrita por Lovecraft em 1928.

Os produtores do filme, no entanto, resolveram não arriscar. Os pôsteres diziam que a obra era baseada em um texto de Edgar Allan Poe, que já era mais reconhecido no gênero que Lovecraft. Para camuflar a manobra, colocaram versos de Poe e batizaram o longa com o mesmo nome do poema. Outra celebridade oculta também deu uma mão no roteiro: Francis Ford Coppola colaborou com O Castelo Assombrado em alguns diálogos. O cineasta, que mais tarde ficaria famoso por Apocalypse Now, ajudou Corman em vários filmes que foram sucesso nas salas de projeção e nos drive-ins durante os anos 1960.

Essa e outras animações literárias estão lá no Moving Poems.

Victor Vieira

Não leio bula de remédio. Falar isso seria exagero e estou longe de virar hipocondríaco. Mas é verdade que com as letras arrisquei quase tudo. No jornalismo, aprendi a espremer palavras para sair notícia. A ficção me ensinou a percorrer lugares na distância entre uma prateleira e outra. E escrever garante, a mim e a quem mais embarcar, novos roteiros para essas viagens.

Últimos posts por Victor Vieira (exibir todos)