Machado de Assis em hipertexto

Machado de Assis em hipertextopraler | Pra Ler

Você também se perde nas inúmeras referências dos textos de Machado de Assis? A Casa de Rui Barbosa pode ajudar nesse problema. Um projeto pretende disponibilizar na internet várias obras  do “bruxo do Cosme Velho” em hipertexto. O livro de estreia é Memorial de Aires, último escrito pelo autor e publicado em 1908.
A intenção é bem didática. É só passar o cursor sobre a palavra marcada e uma caixa se abre para esclarecer mais a respeito do termo. A vontade de passar tudo a limpo é até meio exagerada: o primeiro verbete explicado é ‘Europa’, por exemplo. Em outras passagens, são dadas valiosas pistas de alusões bíblicas, literatura clássica ou sobre o Rio de Janeiro do século XIX.

Vale a pena dar uma olhada.

Victor Vieira

Não leio bula de remédio. Falar isso seria exagero e estou longe de virar hipocondríaco. Mas é verdade que com as letras arrisquei quase tudo. No jornalismo, aprendi a espremer palavras para sair notícia. A ficção me ensinou a percorrer lugares na distância entre uma prateleira e outra. E escrever garante, a mim e a quem mais embarcar, novos roteiros para essas viagens.

Últimos posts por Victor Vieira (exibir todos)