George Orwell na telinha

George Orwell na telinhaDylan Luder / unsplash

Entre provas atrapalhadas e polêmicas na televisão, pouca gente se lembra que o controverso BBB faz referência à obra 1984, de George Orwell – o que, convenhamos, deve deixar o autor bem inquieto em seu lugar de descanso eterno. No clássico livro do autor britânico, o Big Brother é um ditador supremo que observa a tudo e a todos. Mas, antes de “inspirar” reality shows, os livros de Orwell serviram como base para adaptações para TV.

1984 foi publicado em 1949 e, em 1954, foi levado à telinha pela BBC. Em apresentação ao vivo, tinha cenas consideradas subversivas e chocou a sociedade britânica. Apesar de toda a confusão, a BBC resolveu levar ao ar uma segunda apresentação, gravada em 35mm. O filme, de 1h47min, pode ser assistido abaixo:

Outra obra polêmica de Orwell, A revolução dos bichos, também foi adaptada, dessa vez, em forma de longa-metragem de animação. Depois de quase não chegar às livrarias – o manuscrito sobreviveu a um bombardeamento nazista durante a Segunda Guerra Mundial, e chegou a ser recusada em uma editora por razões políticas – o livro foi lançado em 1945, e sua versão animada em 1954.

Assista abaixo:

Jessica Soares

As páginas amareladas, a poeira da capa, o lugar escondido no armário em que esperava por ser desbravado – a história sempre teve início antes das palavras. Nunca pisei no solo de outro planeta. Mas, na falta de naves, aviões e ônibus de viagem, embarquei nas páginas dos livros, que nunca falharam em me levar para longe.