Novos contos de fada alemães

Novos contos de fada alemãesRedd Angelo / unsplash

Quem está cansado dos tradicionais contos de fada , agora tem um repertório novo para aproveitar. Foram resgatadas mais de 500 históriasque estiveram guardadas a sete chaves por quase um século e meio em Regensburg, na Alemanha. Segundo o The Guardian, o acervo pertencia ao historiador local Franz Xaver Schönwerth, que coletava contos de fada germânicos na mesma época que os irmãos Grimm.

Schönwerth passou décadas investigando a cultura tradicional junto aos trabalhadores da região. Jacob Grimm chegou a dizer que não havia outra pessoa  com ouvido mais sensível para trabalhar o folclore no país. Sua extensa busca  resultou em uma obra chamada Aus der Oberpfalz – Sitten und Sagen, publicada em três volumes na metade do século XIX.

Diferente do estilo dos Grimm, o historiador dá pouco verniz literário às narrativas. Por outro lado, o registro é considerado mais próximo da contação de histórias daquele período. Grande parte do material encontrado por ele não aparece nas coletâneas europeias sobre o tema.

Atualmente a pesquisadora Erika Eichenseer tem trabalhado com o material do historiador. Ela foi uma das incentivadoras para que fosse fundada, em 2008, a Sociedade Franz Xaver von Schönwerth, um comitê interdisciplinar para explorar sua bibliografia.

Imagem retirada da Poetry Foundation.

Victor Vieira

Não leio bula de remédio. Falar isso seria exagero e estou longe de virar hipocondríaco. Mas é verdade que com as letras arrisquei quase tudo. No jornalismo, aprendi a espremer palavras para sair notícia. A ficção me ensinou a percorrer lugares na distância entre uma prateleira e outra. E escrever garante, a mim e a quem mais embarcar, novos roteiros para essas viagens.

Últimos posts por Victor Vieira (exibir todos)