Nobel brasileiro

Nobel brasileiroRedd Angelo / unsplash

Mesmo após 110 anos de existência do Prêmio Nobel de Literatura, um escritor brasileiro nunca levou o troféu pra casa. Mas em 2012 existe a possibilidade de um conterrâneo nosso concorrer à maior premiação da literatura mundial: Ariano Suassuna.

A indicação do escritor paraibano foi defendida pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), que fez um requerimento pedindo ao Congresso Nacional e ao Ministério das Relações Exteriores apoio à candidatura do escritor. A ideia do senador é fazer uma campanha para que Suassuna seja escolhido como candidato pelos responsáveis por indicar os nomes dos concorrentes ao prêmio. Em entrevista coletiva à imprensa paraibana, Ariano Suassuna desconversou sobre a possibilidade de concorrer ao prêmio e disse que nunca pensou nisso porque não se considera com o perfil de um Nobel da literatura.

Membro da Academia Brasileira de Letras, Ariano Suassuna é autor de obras como O Auto da Compadecida, O santo e a porca e o O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. Será que o prêmio chega em solo brasileiro dessa vez?

Vimos no PBAgora
Imagem: Divulgação/Internet