Contos russos no Brasil

Contos russos no BrasilRedd Angelo / unsplash

Histórias com muita magia, encantamento, humor, aventura e personagens fantásticos. Com esses elementos, a primeira coisa que vem à cabeça são os já conhecidos contos de fadas, não é mesmo? Quem pensou neles não está tão errado. Porém, ao invés dos contos populares dos irmãos Grimm, essas histórias foram coletadas pelo russo Alexander Afanássiev. Elas acabaram de ser traduzidas pela primeira vez para o português e estão a venda no Brasil pela Berlendis & Vertecchia Editores.

Seis dos cerca de 600 contos da tradição oral russa estão organizados no livro O pássaro de fogo: O pássaro de fogo e Vassilissa-Filha-de-rei; O rei dos Mares e Vassilissa, a Sábia; A montanha de cristal; Língua de pássaro; O reino de pedra e Vá lá-não-sei-onde, traga sei-lá-o-quê.

A escolha dos contos foi pensada para atrair principalmente o público infanto-juvenil e a tradução para o português buscou manter as características da oralidade russa. Outro ponto para atrair os leitores são as ilustrações do premiado desenhista Nicolai Troshinsky, que abusou das cores para permitir uma maior imersão nas tradições russas.




Vimos na Folha de São Paulo
Imagens: Folha e São Paulo