Livros com trilha sonora

Livros com trilha sonoraDylan Luder / unsplash

Para quem prefere ler livros escutando música, essa notícia é de encher os ouvidos. Booktrack é o nome da empresa americana idealizadora de uma nova tecnologia que une música e leitura em um mesmo aplicativo. Agora os e-books poderão ser lidos com trilha sonora.

A proposta é criar uma experiência imersiva de leitura. A Booktrack já desenvolveu as trilhas para obras como O patinho feioPeter Pan eAs aventuras de Sherlock Holmes. Para cada uma das histórias, são combinados efeitos sonoros, músicas e sons ambientes que acompanham a velocidade de leitura. No livro de Conan Doyle, por exemplo, as trilhas vão causando suspense à medida que as investigações evoluem (tchan, tchan, tchan, tchan).

Há quem diga que as trilhas sonoras para e-books desestimulam a imaginação do leitor sobre a história. Por outro lado, comentários mais otimistas apontam que a tecnologia vai revolucionar a leitura como o som revolucionou o cinema mudo. Será? O jeito agora é esperar para ver/ouvir como a coisa evolui.

Abaixo, um vídeo, em inglês, explica como o aplicativo funciona.

Outras informações em Booktrack

Julia Marques

Julia Marques

Quando era bem pequena resolvi escrever um livro. Era a história de um barquinho que perdeu o rumo no mar. Desde então, minha relação com a literatura vem em ondas: às vezes bate forte, sacudindo tudo. Outras vezes sossega. Encontrei no Pra Ler o sopro para essa aventura. Meu barquinho infantil segue cambaleando por esse mar de histórias, personagens, e cenários. Talvez um dia ele aviste um porto.
Julia Marques