Paris x Nova York também nos livros

Paris x Nova York também nos livrosDylan Luder / unsplash

Proust versus Salinger. Jean-Luc Godard versus Woody Allen. Amélie Poulain versus Carrie Bradshaw. Paris vs New York. O blog talvez seja um velho conhecido. Criado despretensiosamente pelo designer francês Vahram Muratyan em outubro de 2010, o projeto logo caiu nas graças dos internautas. Não demorou a chamar também a atenção de editoras: as bem humoradas comparações entre as duas metrópoles foram transportadas para as páginas em livro lançado pela Penguin.

O blog, que já acumula mais de 4,2 milhões de views, nasceu das andanças intercontinentais do diretor de arte. Sempre transitando entre a França e os Estados Unidos, resolveu traduzir as pequenas particularidades das duas grandiosas cidades em imagens com cores fortes, traços minimalistas e altas doses de perspicácia. Não há juízo de valor: a proposta é celebrar as diferenças e belezas de cada uma das culturas.

Abaixo, você confere algumas das mais famosas e emblemáticas comparações criadas por Muratyan:


As imagens também estão disponíveis em formato de cartões postais, que podem ser encontrados aqui.

Jessica Soares

As páginas amareladas, a poeira da capa, o lugar escondido no armário em que esperava por ser desbravado – a história sempre teve início antes das palavras. Nunca pisei no solo de outro planeta. Mas, na falta de naves, aviões e ônibus de viagem, embarquei nas páginas dos livros, que nunca falharam em me levar para longe.