Concurso literário Brasil de los sueños

Concurso literário Brasil de los sueñosRedd Angelo / unsplash

Além da Feira do Livro de Bogotá, os colombianos terão outra grande chance de viajar pela ficção brasileira. Para incrementar ainda mais a programação, será lançado na próxima semana o concurso literário Brasil de los sueños, dirigido a todos os moradores da Colômbia que falem espanhol. A ideia é simples: criar uma história a partir de um parágrafo do discurso de Guimarães Rosa quando entrou na Academia Brasileira de Letras.

De repente, morreu: que é quando um homem vem inteiro pronto de suas próprias profundezas. Morreu, com modéstia. Se passou para o lado claro, fora e acima de suave ramerrão e terríveis balbúrdias. (…) Mas – o que é um pormenor de ausência. Faz diferença? “Choras os que não devias chorar. O homem desperto nem pelos mortos nem pelos vivos se enluta” – Krishna instrui Arjuna, no Bhágavad Gita. A gente morre é para provar que viveu. (…) As pessoas não morrem, ficam encantadas. (João Guimarães Rosa, 1967)

Além do prêmio em dinheiro, os dois primeiros lugares vão ganhar uma visita a São Paulo. Os melhores textos ainda estarão em uma publicação do Instituto Brasil-Colômbia, que organiza o concurso. Entre os jurados, há famosos jornalistas e escritores colombianos, como Yolanda Reyes e Juan Gustavo Cobo Borda. Essa é a sétima edição do Brasil de los sueños. No ano passado, 1.154 trabalhos de todo o país concorreram aos prêmios e a homenageada foi a escritora Clarice Lispector.

Dica de @jlgoldfarb

Imagem do detaque: Rabisqueira

Victor Vieira

Não leio bula de remédio. Falar isso seria exagero e estou longe de virar hipocondríaco. Mas é verdade que com as letras arrisquei quase tudo. No jornalismo, aprendi a espremer palavras para sair notícia. A ficção me ensinou a percorrer lugares na distância entre uma prateleira e outra. E escrever garante, a mim e a quem mais embarcar, novos roteiros para essas viagens.

Últimos posts por Victor Vieira (exibir todos)