Galinha ao molho pardo

Galinha ao molho pardoDylan Luder / unsplash

Em 1982, o escritor mineiro Fernando Sabino lançava o romance O menino no espelho, uma coletânea de histórias ocorridas na vida de um menino chamado Fernando. O livro é dividido em dez capítulos, além do prólogo e do epílogo.

Em uma dessas histórias, Galinha ao molho pardo, Fernando se vê tomado por uma vontade de proteger a galinha que a mãe comprara para o almoço com o Doutor Junqueira. Batizou-a de Fernanda e fez de tudo para que Alzira, a empregada da casa, não a levasse para o fogão.

As aventuras de Fernando para evitar que a galinha fosse devorada ao molho pardo foram narradas em um curta que faz jus à ternura da história. No filme, dirigido por Feliciano Coelho, você fica sabendo se Fernanda vai ou não parar o prato do Doutor Junqueira:

 

Julia Marques

Julia Marques

Quando era bem pequena resolvi escrever um livro. Era a história de um barquinho que perdeu o rumo no mar. Desde então, minha relação com a literatura vem em ondas: às vezes bate forte, sacudindo tudo. Outras vezes sossega. Encontrei no Pra Ler o sopro para essa aventura. Meu barquinho infantil segue cambaleando por esse mar de histórias, personagens, e cenários. Talvez um dia ele aviste um porto.
Julia Marques