[Em off] Para ler, ver e ouvir: a história de Eva e Kevin

[Em off] Para ler, ver e ouvir: a história de Eva e KevinMaciej Korsan / reprodução

Eva é uma mulher de cerca de 40 anos. Kevin, seu filho, entrou na escola em que estudava e matou sete colegas, uma professora e um funcionário aos 16. Esses são os personagens do livro Precisamos falar sobre Kevin, da escritora norte-americana Lionel Shriver.

A obra, escrita em 2007, e o filme, adaptado para o cinema em 2011, são as sugestões do programa de rádio desta semana. Quem deu a dica foi o jornalista e crítico de cinema, Marcelo Miranda. Confira:

Tanto no filme quanto no livro, Eva olha para sua trajetória, tentando explicar como o filho se tornou um assassino. Na obra de Lionel Shriver, essa busca se dá através de longas cartas ao pai do menino. No filme dirigido pela escocesa Lynne Ramsay, essa visita ao passado se dá por meio de fragmentos das memórias de Eva. Abaixo, você assiste ao trailer do longa:

A conversa com Marcelo Miranda foi além dos 90 segundos da dica. Ouça a continuação do bate-papo que se estendeu para uma discussão sobre adaptações literárias.

Thais Marinho

Ainda são poucos os livros na minha estante e muitos na lista para serem lidos, mas a paixão por eles já está há muito tempo instalada. Hoje, cá estou, quase ex-jornalista, estudante de Letras, atualmente em terras hermanas, desbravando o argentinês e as literaturas hispano-americanas.