Espanha adentro, Minas afora: peça leva Dom Quixote para as ruas

Espanha adentro, Minas afora: peça leva Dom Quixote para as ruasBrandon Redfern / reprodução

Após ler muitos romances de cavalaria, um fidalgo castelhano perde a razão e acredita ser também um membro da honrosa Cavalaria Andante, partindo então em aventuras como as de seus heróis. Depois de tantas andanças, chegou em terras mineiras. O icônico cavaleiro andante Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança vão para as ruas de Nova Lima e Belo Horizonte no espetáculo Oratório – A Saga de D. Quixote e Sancho Pança, da Cia Burlantins, em cartaz entre os dias 10 e 20 de maio.

O grupo teatral iniciou suas atividades em 1996, com os atores, cantores e compositores Marina Machado, Regina Souza e Maurício Tizumba, e tinha uma proposta simples: levar música e teatro para as ruas. A empreitada deu certo e, com espetáculos como O Homem que sabia português (1998) e À Sombra do Sucesso (2002), a companhia se tornou uma das mais respeitadas do país. Depois de quatro anos sem montagem de novos espetáculos, a Burlantins retoma suas atividades tendo à frente Tizumba, que realiza o antigo sonho de fazer a montagem de um texto clássico.

A obra de Miguel de Cervantes foi escolhida ao lado da atriz Paula Manata, do Grupo Armatrux, que assume a direção. Para tornar o projeto realidade, o diretor, autor, roteirista e ator, Eid Ribeiro, é o responsável por transpor das páginas o mundo criado pelo escritor espanhol, mantendo as falas originais da obra de 1605. Já para dar vida aos personagens, os atores, músicos e compositores Sérgio Pererê e Maurício Tizumba assumem os papéis do icônico fidalgo e de seu escudeiro, respectivamente.

Todo o elenco é composto por atores-cantores, o que não é fruto do acaso. No espetáculo, a música não está apenas no plano de fundo, é também personagem: através dela, diferentes ritmos e culturas são visitados em um passeio pelo universo quixotesco.

Para embarcar na viagem, fique de olho nas datas:

NOVA LIMA
Em frente ao C.A.S.A.
Rua Himalaia, 69 – Vale do Sol
De 10 a 13/05
Quinta e sexta, às 20h
Sábado e domingo, às 19h
Informações: 31-3517-8282

BELO HORIZONTE
Spasso Escola de Circo
Av. Francisco Sá, 16 – Prado
De 17 a 20/05
Quinta a sábado, às 21h
Domingo, às 20h
Informações: 31-3275-1205

A entrada é gratuita. Mais informações no site oficial.

Jessica Soares

As páginas amareladas, a poeira da capa, o lugar escondido no armário em que esperava por ser desbravado – a história sempre teve início antes das palavras. Nunca pisei no solo de outro planeta. Mas, na falta de naves, aviões e ônibus de viagem, embarquei nas páginas dos livros, que nunca falharam em me levar para longe.