Nº 34

Nº 34Maciej Korsan / reprodução

Mais uma quinta-feira neste mês de maio e, com ela, o Pra Ler na Rádio UFMG Educativa (www.ufmg.br/radio ou 104,5 fm)! O programa desta semana teve entrevista com o escritor Sérgio Fantini, que dá oficinas para preparar escritores e formar leitores. A conversa com Thais Marinho foi sobre oficinas literárias.

A dica ficou por conta do professor de Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da UFMG, Marcelino Rodrigues. Ele, que faz parte do Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes, indicou três livros que falam sobre a paixão de muitos brasileiros: o futebol. E já que estamos na véspera da grande decisão do campeonato mineiro, convidamos um atleticano e um americano para fazer a leitura de trecho de um dos livros indicados por Marcelino.

Thais Marinho e Bruno Assis conversaram sobre o projeto de lei de autoria do deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB) que pretendia restringir a entrada de obras ditas transgressoras da “norma culta” da língua portuguesa dentro de sala de aula. Outro assunto do bate-papo no programa foi o americano Zack Houston que largou tudo para vender poesias ao ar livre – e anda ganhando dinheiro com isso. Bruno Assis e Thais Marinho também conversaram sobre o impacto ambiental dos polêmicos e-books. A música que fecha o programa é um clássico: “Partida de futebol”, do Skank.

Ouça, palpite e critique!

Thais Marinho

Ainda são poucos os livros na minha estante e muitos na lista para serem lidos, mas a paixão por eles já está há muito tempo instalada. Hoje, cá estou, quase ex-jornalista, estudante de Letras, atualmente em terras hermanas, desbravando o argentinês e as literaturas hispano-americanas.