Pinóquio volta às telas

Pinóquio volta às telasDylan Luder / unsplash

Pinóquio, o boneco que sonhava em ser menino de verdade, vai ganhar uma versão em stop-motion. Guillermo del Toro, diretor de O Labirinto do Fauno, e Mark Gustafson, diretor de animação de O Fantástico Sr. Raposo, serão co-diretores na produção que começa a ser filmada em 2013.

O conhecido personagem apareceu pela primeira vez no romance As aventuras de Pinóquio, escrito por Carlo Collodi entre os anos de 1881 e 1883. A história do boneco construído pelo carpinteiro Gepeto ficou ainda mais famosa com a clássica animação da Disney lançada em 1940. Desde então, diversas outras adaptações levaram a obra do italiano para as telas.

A nova versão do longa se passará no período entre a primeira e a segunda Guerra Mundial – “uma época em que todos se comportavam como bonecos, menos os próprios bonecos”, declarou Del Toro à Variety. O diretor, que pela primeira vez se aventura em uma animação, contou ter sido muito influenciado pela obra, da qual é fã confesso – coleciona até mesmo bonecos, desenhos e rascunhos originais do filme da companhia de Walt Disney.

Ainda não há previsão para a estreia da versão de Pinóquio dirigida por Del Toro.

Jessica Soares

As páginas amareladas, a poeira da capa, o lugar escondido no armário em que esperava por ser desbravado – a história sempre teve início antes das palavras. Nunca pisei no solo de outro planeta. Mas, na falta de naves, aviões e ônibus de viagem, embarquei nas páginas dos livros, que nunca falharam em me levar para longe.