[Em off] Festa no covil, por Juan Pablo Villalobos

[Em off] Festa no covil, por Juan Pablo VillalobosMaciej Korsan / reprodução

No programa nº 38, que foi ao ar hoje, dia 7, entrevistamos o escritor mexicano que vive no Brasil, Juan Pablo Villalobos. Ele contou um pouco sobre as aproximações entre os textos considerados ficcionais e aqueles que têm um vínculo mais explícito com a realidade, como os jornalísticos.

Juan Pablo, que já se aventurava pelo mundo dos contos, das crônicas de viagem e das críticas literárias e de cinema, se propôs, recentemente, a narrar a violenta realidade mexicana por meio de um romance. O resultado foi Festa no covil, um livro, lançado este ano pela Companhia da Letras, que conta a vida de Yolcault, chefe do narcotráfico, pela voz do próprio filho, Tochtli.

O escritor fez a leitura de um trecho do primeiro capítulo de seu romance, em espanhol e em português. Ouça aqui:

EM ESPANHOL:

EM PORTUGUÊS:

Julia Marques

Julia Marques

Quando era bem pequena resolvi escrever um livro. Era a história de um barquinho que perdeu o rumo no mar. Desde então, minha relação com a literatura vem em ondas: às vezes bate forte, sacudindo tudo. Outras vezes sossega. Encontrei no Pra Ler o sopro para essa aventura. Meu barquinho infantil segue cambaleando por esse mar de histórias, personagens, e cenários. Talvez um dia ele aviste um porto.
Julia Marques