Mais um para Trevisan

Mais um para TrevisanRedd Angelo / unsplash

2012 tem sido um bom ano para Dalton Trevisan. Depois de vencer o Prêmio Camões em maio deste ano, o contista curitibano foi o escolhido pela Academia Brasileira de Letras para receber o Prêmio Machado de Assis de 2012. O Prêmio ocorre anualmente e é o mais importante da ABL, premiando com R$ 100 mil reais um escritor pelo conjunto de sua obra.

Trevisan é autor de mais de 40 obras e é considerado um dos melhores contistas da literatura brasileira do século XX. Seu livro mais famoso é O vampiro de Curitiba, lançado em 1965.

A comissão que indicou Dalton Trevisan para o prêmio de 2011 foi formada pelos acadêmicos Eduardo Portella, Lygia Fagundes Telles, Tarcísio Padilha, Sergio Paulo Rouanet e Geraldo Holanda Cavalcanti. De acordo com a Comissão, Trevissan conquistou o Prêmio por ser “um dos mais importantes narradores da ficção brasileira contemporânea” e por “ser portador de uma linguagem predominantemente interiorizante, porém sensível às movimentações sociais”.

O anúncio do vencedor foi feito no dia 6 de junho, mas o Prêmio Machado de Assis será entregue só em julho, mês em que a ABL comemora 115 anos de fundação.

Vimos na ABL
Imagem: Divulgação/Internet