Mudanças à vista na Fundação Biblioteca Nacional

Mudanças à vista na Fundação Biblioteca NacionalRedd Angelo / unsplash

A presidenta Dilma Rousseff assinou no último dia 8 um decreto que traz a reestruturação da Fundação Biblioteca Nacional. Agora, a FBN passa a incorporar a Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), que antes fazia parte da estrutura interna do Ministério da Cultura (Minc). A ideia é centralizar as políticas públicas na área, que antes se dividiam entre a Diretoria e a Fundação. A FBN vai também representar o Minc na gestão do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL).

O decreto da presidenta criou ainda mais dois órgãos: o Centro Internacional do Livro e o Centro de Pesquisa e Editoração. O primeiro vai ter a função de fortalecer as ações de internacionalização do livro e da literatura brasileira. Já o segundo vai aumentar o número de bolsas de pesquisa e a publicação de livros a partir do acervo da Biblioteca Nacional já em 2012.

Vimos no Blog do Galeno com informações daqui.

Thais Marinho

Ainda são poucos os livros na minha estante e muitos na lista para serem lidos, mas a paixão por eles já está há muito tempo instalada. Hoje, cá estou, quase ex-jornalista, estudante de Letras, atualmente em terras hermanas, desbravando o argentinês e as literaturas hispano-americanas.