No país dos números

No país dos númerosDylan Luder / unsplash

Escolha um número aleatoriamente. Não pense muito. Escolha o primeiro número que aparecer na sua cabeça. Escreva-o aqui. Pronto, você acaba de fazer parte da pesquisa Random Number, desenvolvida pelo o jornalista Alex Bellos. Ele, que é formado em filosofia e matemática, gosta de números. Mas não só. Também se interessa por psicologia dos números. Daí surgiu a ideia do estudo, que pretende analisar como os humanos se relacionam com os algarismos. Os resultados estão previstos para 2013.

Alex Bellos é autor de Alex no país dos números , publicado pela Companhia das Letras, em 2011. A obra faz uma viagem leve pela matémática, mostrando que essa ciência tão temida por muitos não precisa ser um bicho de sete cabeças e pode até, quem sabe, despertar interesse. O jornalista, filósofo e matématico nasceu em Oxford, no Reino Unido, em 1969. Foi correspondente do jornal The Guardian no Brasil entre 1998 e 2003. O resultado dessa estadia por aqui foi o livro Futebol: O Brasil em campo (Jorge Zahar, 2002), que originalmente recebeu o nome de Futebol: The Brazilian way of life e fala do nosso país a partir do jogo que é tido como paixão nacional.

Vimos no Blog da Companhia das Letras

Imagem: Divulgação

Thais Marinho

Ainda são poucos os livros na minha estante e muitos na lista para serem lidos, mas a paixão por eles já está há muito tempo instalada. Hoje, cá estou, quase ex-jornalista, estudante de Letras, atualmente em terras hermanas, desbravando o argentinês e as literaturas hispano-americanas.