Semana Roseana relembra viagens de Guimarães Rosa pelo Sertão de Minas

Semana Roseana relembra viagens de Guimarães Rosa pelo Sertão de MinasBrandon Redfern / reprodução

Há 60 anos, o escritor mineiro Guimarães Rosa iniciava suas andanças pelo Sertão de Minas atrás de histórias. Hoje, depois de tantos livros publicados a partir dessas excursões – entre eles o Grande Sertão: Veredas – nós é que somos convidados a trilhar os mesmos caminhos de Guimarães.

Na última semana deste mês, a pequena cidade de Cordisburgo, em Minas Gerais, vai ganhar uma movimentação diferente. O município, que já exala literatura por todos os poros, vai receber centenas de pessoas interessadas em sentir um pouco desses ares. Dia 24 de junho, domingo, Cordisburgo dá início à Semana Roseana, um evento que todos os anos homenageia o filho mais ilustre da cidade. O tema deste ano é “Guimarães Rosa: 60 Anos da viagem de 1952 pelo Sertão de Minas”.

O evento vai até o dia 30, com exposições, apresentações musicais e teatrais, palestras, oficinas, lançamentos de livros, entre outras atividades. No último dia, depois de um café da manhã sertanejo, tem início a Caminhada Eco-literária. Enquanto percorrem as trilhas conhecidas de Guimarães, os caminhantes escutam histórias contadas e tocadas pelo Grupo Caminhos do Sertão.

Conheça a programação completa da Semana Roseana.

As imagens foram retiradas daqui e daqui.

Julia Marques

Julia Marques

Quando era bem pequena resolvi escrever um livro. Era a história de um barquinho que perdeu o rumo no mar. Desde então, minha relação com a literatura vem em ondas: às vezes bate forte, sacudindo tudo. Outras vezes sossega. Encontrei no Pra Ler o sopro para essa aventura. Meu barquinho infantil segue cambaleando por esse mar de histórias, personagens, e cenários. Talvez um dia ele aviste um porto.
Julia Marques