Mário Quintana escrito à mão

Mário Quintana escrito à mãopraler | Pra Ler

Manuscritos de um autor não estão apenas em museus. Agora os esboços do poeta gaúcho Mário Quintana podem ser lidos pela tela do computador. O Instituto Moreira Salles disponibilizou esta semana a versão digital e gratuita do Caderno de Literatura Brasileira dedicado ao poeta. O material foi lançado em 2009 e teve direção editorial de Antonio Fernando de Franceschi.

Na publicação é possível encontrar, além dos escritos de Mário Quintana, depoimentos sobre o autor por pessoas que conviveram com ele ou se aproximaram de sua literatura – entre elas os escritores Moacyr Scliar, Lya Luft e Luis Fernando Verissimo. O Caderno ainda revela um texto desconhecido de Quintana e aspectos de sua relação com a cidade de Porto Alegre.

Consulte o Caderno de Literatura Brasileira sobre Quintana no site do Instituto Moreira Sales

Imagem de destaque retirada daqui.

Julia Marques

Julia Marques

Quando era bem pequena resolvi escrever um livro. Era a história de um barquinho que perdeu o rumo no mar. Desde então, minha relação com a literatura vem em ondas: às vezes bate forte, sacudindo tudo. Outras vezes sossega. Encontrei no Pra Ler o sopro para essa aventura. Meu barquinho infantil segue cambaleando por esse mar de histórias, personagens, e cenários. Talvez um dia ele aviste um porto.
Julia Marques