Importância da leitura

Escrito por . Postado em Dicas

09 de June de 2012

Quase todo mundo ouve desde criança o quanto é importante ler. Alguns começaram cedo a devorar páginas e páginas de livros e a embarcar nas histórias escritas. Outros se entregaram ao prazer da leitura um pouco mais tarde. Mas uma coisa é certa: quem tem o hábito da leitura tenta de todas as maneiras convencer aqueles que não leem a se entregar a um livro. Nada melhor do que contar com a ajuda de quem entende mesmo sobre o assunto, não é mesmo? Alguns escritores renomados contam como o contato com os livros modificou suas vidas:

Pedro Bandeira, tem 77 livros publicados, entre ele A marca de uma lágrima, que fez parte da adolescência de muita gente

“Minha mãe, uma jovem viúva gentil e carinhosa, tinha pouca instrução. Menino solitário, meu lazer era ler. Esse hábito me permitiu seguir a profissão de jornalista. Os livros pariram o escritor que eu sou, o homem feliz que consegui ser. Do mesmo jeito que é preciso gostar de respirar e de comer para que se continue vivo, é preciso gostar de ler para sobreviver dignamente num século em que todo o conhecimento encontra-se escrito”.

Anne Rice, rainha dos vampiros na literatura, que teve o livro Entrevista com vampiro adaptado para o cinema

“Os livros começaram a mudar minha vida na infância: lembro das sentenças e imagens lindas que se formavam em minha mente quando minha mãe lia poesia para mim. No dia em que passei a ler sozinha, o mundo ficou maior. Os romances da escola me faziam enxergar as coisas de uma maneira completamente nova. Ler abre universos inteiros para o leitor. Coloca a gente em contato com ideias, lugares, personagens e experiências que não seriam possíveis de outra forma. Quem lê consegue aprender uma quantidade inacreditável de coisas. E escolher obras que lhe agradem ainda permite melhorar a velocidade e a capacidade de mergulhar na história.”

Zíbia Gasparetto, reconhecida autora de livros espíritas

“Aprendi a ler aos 4 anos. Aos 6, ajudava a professora com as lições das outras alunas e, aos 14, devorava os filósofos famosos, colecionando frases que faziam pensar. Cursei só até o 4º ano primário, mas a leitura me abriu todas as portas. Um bom livro alimenta o espírito e é um amigo para todos os dias. Quem gosta de ler melhora seu vocabulário, aprende com mais facilidade e se torna interessante em uma conversa. Uma história narrada em um livro faz a gente viajar sem sair do lugar.”

Rui Castro, conhecido pelas biografias que escreveu sobre Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda

“Eu aprendi a ler sozinho, no colo da minha mãe, antes dos 5 anos. E comparo esse aprendizado ao ato de nascer. Lembrar do dia em que li pela primeira vez é como lembrar do meu próprio parto. Conviver com personagens que só existem dentro da cabeça do escritor e que, de repente, passam a morar dentro da cabeça da gente é uma das coisas mais gostosas da vida.”

Tatiana Belinky, conhecida autora de livros infantis, responsável pela primeira adaptação do Sítio do Picapau Amarelo para a TV

“Na minha casa, todo mundo lia. Eu comecei aos 4 anos e o mundo se abriu para mim. Aprender a ler é uma grande aventura. Abre os olhos, os ouvidos, a cabeça. Cria interesses, desperta a curiosidade. A leitura dá uma chance às melhores emoções. Trata-se de uma doença infecciosa – uma vez exposta a essa contaminação, a maioria vai gostar. O livro é o melhor amigo de uma pessoa. Um brinquedo diferente, que nunca acaba. Um objeto mágico, maior por dentro do que por fora. Cabe um dinossauro, um castelo, um trem. E só abre quando der vontade.”

Vimos no Educar para crescer
Imagem: Divulgação/Internet

Relacionados

No Comments

There are currently no comments on Importância da leitura. Perhaps you would like to add one of your own?

Leave a Comment