The Bookshop Band

The Bookshop BandDylan Luder / unsplash

No interior das livrarias encontram-se milhares de histórias que esperam ser lidas – e, no caso das lojas de livros britânicas, também cantadas. Isso acontece graças ao The Bookshop Band, grupo britânico que tem na literatura sua maior inspiração. Os músicos e compositores londrinos Beth Porter, Poppy Pitt e Ben Please e a Mr B’s Emporium of Reading Delights, livraria independente localizada na cidade de Bath, são os nomes por trás da empreitada. Tudo começou em 2011, quando Mr. B convidou Ben para tocar nas noites de autores – uma tentativa de tornar mais dinâmico o tradicional encontro. Deu certo. O artista convidou os dois colegas para integrar a The Bookshop Band e eles passaram a se apresentar nos bate-papos com escritores, sempre presenteando o público com duas novas canções inéditas inspiradas pela obra do autor em questão.

As composições renderam um álbum recheado de referências literárias, Travels from your armchair, a princípio disponível apenas nas livrarias. As novas levas de canções inspiraram os álbuns And other dystopias, Revolutions e Into the farthest reaches, lançados em 2012. A novidade se espalhou e logo a banda passou a ser requisitada em outras livrarias. No currículo, o jovem grupo já contabilizava aparições em mais de 23 encontros com autores e 46 canções escritas a partir de 26 livros diferentes. Em junho deste ano eles embarcaram em um novo desafio: com apoio da Vintage Books e da Independent Booksellers Week, partiram em turnê por outras lojas e festivais literários, que já somaram mais 23 shows à carreira cheia de prosa e poesia.

Abaixo você ouve A shop with books in, mais recente canção da banda que é uma declaração de amor às tão adoradas livrarias. A música foi escrita para apoiar a Independent Booksellers Week 2012, evento nacional que celebra as lojas independentes de livros.

There’s a story waiting inside
Behind the door, as it opens wide
And I wander in, hoping to find
Something

As they tell the stories we know
And those we don’t are waiting to be held,
And taken home

There’s a strange man inside
Who knows what I like
He’ll rush with tea to my side
And a stack of books piled high
If I’m lucky enough there will be lots of stuff
That makes me smile inside

A shop with books in….

Shelves stacked high
Fills my eyes
Cant describe
Who knows what you’ll find

A lovely lady guides me through
I smell the pages, excitement grew
How glad am I to be In company, of such
Purveyors of quality
Her knowledge is vast, Her hand reaches out
And pulls the spine of a beautifully bound
Book of delights, Picked especially for me
(ooooh, I’m so happy)

A shop with books in….

Para conferir outras canções do The Bookshop Band, acesse o canal da banda no vimeo ou acesse o site oficial e faça o download das canções. Além disso, está disponível para compra um box, em edição limitada, com DVD e todos os álbuns do primeiro ano da banda – para saber mais clique aqui.

Fotos: Divulgação/Owen Benson

Vimos no The Blog on the Bookshelf

Jessica Soares

As páginas amareladas, a poeira da capa, o lugar escondido no armário em que esperava por ser desbravado – a história sempre teve início antes das palavras. Nunca pisei no solo de outro planeta. Mas, na falta de naves, aviões e ônibus de viagem, embarquei nas páginas dos livros, que nunca falharam em me levar para longe.