Longe do Kansas e mais perto dos cinemas

Longe do Kansas e mais perto dos cinemasDylan Luder / unsplash

Siga, siga, siga, siga a estrada de tijolos amarelos, cantam os pequenos Munchkins. Para vê-lo não há outro caminho – pelo menos, era assim até o diretor Sam Raimi decidir reinventar o icônico soberano de Oz. Chega aos cinemas em 2013 o longa Oz: Mágico e Poderoso, pré-sequência do mundialmente famoso filme da década de 30. Muito antes da estrada de tijolinhos se tornar famosa em película, no entanto, este caminho foi trilhado com palavras pelo estadunidense L. Frank Baum.

Lançado em 1900, O Mágico de Oz é um dos maiores sucessos literários de todos os tempos e inspirou o autor a escrever outros treze livros relacionados ao universo de bruxas e seres fantásticos. A terra fértil, semeada por Baum, inspirou ainda a produção de uma série de obras assinadas por escritores diversos, mas graças ao filme produzido pela MGM e lançado nos cinemas em 1939, a versão mais popular é aquela contada no livro original.

Desde que a jovem atriz Judy Garland deu vida à Dorothy (a menina que se vê presa em um tornado que a transporta do Kansas para algum lugar além do arco-íris), é quase impossível não conhecer a garota de sapatinhos vermelhos que deseja encontrar uma maneira de voltar para casa. E, é claro, é impossível esquecer também os seus desejosos e sonhadores companheiros de jornada: Espantalho procura ser mais inteligente; Homem de Lata anseia por um coração; o Leão deseja ser corajoso. Por anos o clássico vinha sendo revisitado e cantarolado, e agora Hollywood tenta criar um novo marco.

Oz: Mágico e Poderoso contará a história de Oscar Diggs, o mágico traiçoeiro que decide abandonar sua cidade a bordo de um balão e acaba aterrizando em uma terra mágica onde conhece as bruxas Theodora, Evanora e Glinda. Do P&B ao colorido, do encontro inesperado ao reinado como o grande feiticeiro de Oz – é isso que veremos no longa que tem estreia no Brasil prevista para 8 março.

Divulgado esta semana, o trailer do novo filme mostra os atores James FrancoMichelle WilliamsMila Kunis e Rachel Weisz em ação e não deixa dúvidas: estamos muito longe do velho Kansas:

Jessica Soares

As páginas amareladas, a poeira da capa, o lugar escondido no armário em que esperava por ser desbravado – a história sempre teve início antes das palavras. Nunca pisei no solo de outro planeta. Mas, na falta de naves, aviões e ônibus de viagem, embarquei nas páginas dos livros, que nunca falharam em me levar para longe.