João Ubaldo Ribeiro no Roda Viva

Ennio Rodrigues | Pra Ler

Não são muitos os que podem se gabar de ter um Prêmio Camões na estante. Desde 2006, o escritor, jornalista, cronista, roteirista e professor baiano João Ubaldo Ribeiro está na seleta lista dos que podem. Além desse, que é considerado o maior prêmio da Literatura em língua portuguesa, João Ubaldo conquistou dois Jabuti e uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, tudo graças aos mais de 20 livros publicados, dentre os quais, vários clássicos como: Sargento Getúlio (1971), Viva o povo Brasileiro (1984), A Casa dos Budas Ditosos (1999) e o recente O Albatroz Azul (2009).

Aos 71 anos de idade e 44 após a publicação de seu primeiro livro, João Ubaldo Ribeiro foi o convidado do programa Roda Vida da última segunda-feira, dia 23, veiculado na emissora pública de televisão da Fundação Padre Anchieta, a TV Cultura, que disponibilizou o vídeo completo na internet, como de costume. Na sabatina, ele fala sobre dificuldades da vida de escritor, novas tecnologias e o futuro da Literatura. Veja abaixo o programa na íntegra:


Informações: TV Cultura
Imagem: Internet 

Ennio Rodrigues

Adoro as mais improváveis viagens que se pode imaginar a partir de um texto, até as divergentes. Não sou leitor precoce, mas tenho uma ótima arma: curiosidade. D’O Guia do Mochileiro das Galáxias ao Machado. Foi um amigo que disse certa vez e concordo: “nem que passasse a vida inteira a ler, terminaria todos os Clássicos! Em vez disso, prefiro apenas tentar encontrar livros que me tirem do lugar”.