Beatles para ler: quarteto fantástico inspira livro de contos

Beatles para ler: quarteto fantástico inspira livro de contosRedd Angelo / unsplash

Transformar música em literatura – esse é o propósito de O Livro Branco (Editora Record), organizado por Henrique Rodrigues. A obra reuniu 20 escritores amantes dos Beatles para criar contos inspirados nas músicas da banda britânica. O livro foi lançado no início de agosto durante a Bienal do Livro de São Paulo e o título faz referência ao décimo álbum dos Beatles, conhecido popularmente como Álbum Branco. São 19 contos e um “bonus track” escrito por Nelson Motta que apresenta considerações sobre a sua relação com as músicas da banda.

Entre os autores-beatlemaníacos estão Zeca Camargo, Lúcia Bettencourt, Carola Saavedra, Marcelino Freire, André Sant’Anna, Fernando Molica e Marcelo Moutinho. As referências à discografia e às histórias de bastidores não se restringem às músicas escolhidas como inspiração por cada escritor. Elas estão nos nomes dos personagens e em situações presentes nos enredos. Entre as músicas selecionadas estão Blackbird, Carry That Weight, Penny Lane, Hey Jude.

Essa não é a primeira vez que Henrique Rodrigues transforma música em literatura. O organizador de O Livro Branco trabalhou em uma antologia inspirada no Legião Urbana: Como Se Não Houvesse Amanhã (Editora Record) de 2010.

Clique aqui para ler PM, conto de Marcelino Freire baseado na música Eleanor Rigby.

Thais Marinho

Ainda são poucos os livros na minha estante e muitos na lista para serem lidos, mas a paixão por eles já está há muito tempo instalada. Hoje, cá estou, quase ex-jornalista, estudante de Letras, atualmente em terras hermanas, desbravando o argentinês e as literaturas hispano-americanas.