Última chamada para a plataforma 9 ½

Última chamada para a plataforma 9 ½Redd Angelo / unsplash

Prezado Sr. Assis,

Temos o prazer de informar que V.Sa.. tem uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Estamos anexando uma lista dos livros e equipamentos necessários.

O ano letivo começa em 1º de setembro. Aguardamos a sua coruja até 31 de julho, no mais tardar.

Atenciosamente,
Minerva McGonagall
Diretora Substituta

Enquanto você está sentando na frente do seu computador, centenas de jovens bruxos se dirigem para a plataforma 9 ½, na estação King’s Cross, em Londres. Calouros, veteranos, monitores, jogadores de quadribol, a moça do carrinho de doces. Todo mundo já está a postos para o início de mais um ano letivo em Hogwarts.

Se você ainda não recebeu sua carta, fique calmo. Mesmo após 15 anos do lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal, é possível visitar o castelo e descobrir coisas novas. A principal pedida é o site Pottermore, uma extensão literária do universo criado por Rowling que traz informações exclusivas sobre os personagens e lugares.

Para dar um aperitivo do que está por lá, nós traduzimos um pequeno trecho sobre a infância de Minerva McGonagall, nunca contada nos livros. Veja abaixo:

Infância
Minerva McGonagall é a primeira, e única, filha de um pastor presbiteriano escocês e uma bruxa educada em Hogwarts. Ela cresceu nas Terras Altas da Escócia, no início do século XX, e percebeu gradualmente que havia algo estranho tanto nas suas habilidades quanto no casamento de seus pais.

O pai de Minerva, o reverendo Robert McGonagall, se encantou pelo espírito elevado de Isobel Ross, que vivia na mesma vila. Assim como seus vizinhos, Robert acreditava que Isobel frequentava um internato na Inglaterra, para garotas selecionadas. Na verdade, quando Isobel sumia de casa por meses, ela ia era para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Consciente de que seus pais (um bruxo e uma bruxa) se preocupariam com sua relação com o sério trouxa, Isobel manteve seu florescente relacionamento em segredo. Quando fez 18 anos, ela já estava apaixonada por Robert. Infelizmente ela ainda não tinha encontrado coragem para contar para ele o que realmente era.

O resto da história você acompanha lá no Pottermore. É só fazer o cadastro e começar a explorar A Pedra Filosofal e os primeiros capítulos da Câmara Secreta. Lá também estão à venda as edições dos livros em e-book. Para informações dos bastidores, acompanhe o Insider Pottermore, que sempre traz novas informações sobre o projeto.

Com relação a J. K. Rowling, as novidades não param de surgir. A primeira delas é o lançamento do novo livro, previsto para setembro deste ano. The Casual Vacancy contará a história de Barry Fairweather, um homem de quarenta e poucos anos que morre subitamente. A perda desse tranquilo habitante de Pagford – e sua cadeira vaga no conselho municipal – vai deixar a cidade em guerra.

A segunda é a participação da escritora na abertura da Olimpíada de Londres 2012. O evento aconteceu no dia 27 de julho e trouxe uma parte da apresentação toda voltada para a literatura infantil inglesa. Rowling fez uma participação especial lendo o clássico de  J. M. Barrie: Peter Pan e Wendy. Veja abaixo o vídeo com a apresentação completa:

Para finalizar, um artista norte-americano que atende pelo apelido de ajcfood postou no fórum do Reddit uma imagem com as ilustrações de todos os capítulos da série Harry Potter. Você consegue identificar todos na imagem abaixo?

Meu malão já está pronto para embarcar no Expresso de Hogwarts. E o seu?

Brunin Assis

Cheirei um livro pela primeira vez aos quatro anos. Aos dez já era frequentador de bibliotecas. Aos quinze comecei a consumir exemplares mais pesados. Aos vinte não conseguia mais sair de casa sem um livro. Hoje sonho em ter uma casa cheia deles, mas tenho medo de ser preso por tráfico de cultura.