Para desbravar os clássicos

Para desbravar os clássicospraler | Pra Ler

Há muito mais nas entrelinhas de um clássico do que sonha a nossa vã filosofia – com o perdão da referência à famosa frase do também clássico, William Shakespeare. Muitas vezes, só a leitura de uma obra consagrada não é suficiente para revelar todos os meandros da trama, os sentidos e as metáforas que o livro carrega. A trajetória do autor, seu estilo e fases literárias, além de seu posicionamento frente à época em que viveu também não ficam totalmente claros pela biografia na orelha do livro.

Para trazer à tona esse universo escondido nas letras de grandes autores – neste caso, especificamente brasileiros – foram produzidos os documentários da série Mestres da Literatura. Os vídeos, projeto do Ministério da Educação, foram veiculados na TV Escola e estão disponíveis gratuitamente online, acompanhados de um roteiro de aula e informações sobre a vida e as obras dos autores. No hall dos grandes mestres estão Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, José de Alencar, José Lins do Rego, Lima Barreto, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Mário de Andrade e Rachel de Queiroz.

Cada documentário traz informações biográficas, trechos de depoimentos e leitura de poemas, além de entrevistas com pesquisadores sobre as obras e a trajetória literária de cada escritor. O site traz também extras das filmagens.

Thais Marinho

Ainda são poucos os livros na minha estante e muitos na lista para serem lidos, mas a paixão por eles já está há muito tempo instalada. Hoje, cá estou, quase ex-jornalista, estudante de Letras, atualmente em terras hermanas, desbravando o argentinês e as literaturas hispano-americanas.