Domingo é dia de Livro de Graça na Praça

Domingo é dia de Livro de Graça na PraçaBrandon Redfern / reprodução

No próximo dia 9 de setembro a Praça da Liberdade será ponto de encontro entre autores e leitores. Nesta data, Belo Horizonte recebe a 10ª edição do Livro de Graça na Praça, evento idealizado pelo professor José Mauro da Costa e realizado pela Associação Laboriosa dos Escritores e Produtores do Livro de Graça na Praça (ALEGRA).

Desde 2003, o projeto distribuiu mais de 140 mil obras literárias assinadas por 178 escritores e editadas especialmente para o evento. Ao todo, já foram produzidos dez livros para adultos, dois livros de literatura infanto-juvenil e quatro cordéis – número que inclui Do Selo Lambido ao Ponto Com, primeiro cordel em alfabeto Braille distribuído no Brasil, realizado em parceria com o Instituto Benjamin Constant.

Não por acaso, um cordel elaborado pela Academia dos Cordelistas do Crato, do Ceará, é a obra que homenageia os 10 anos do projeto. Nesta edição, também será distribuída ao público a coletânea Belo Horizonte, que reúne 24 autores – entre eles, os escritores convidados Affonso Romano de Sant’Anna, Frei Betto e Fernando Brant, e os três ganhadores do IV Concurso Nacional de Contos. Para o público infanto-juvenil, um livro com 12 autores.

O domingo na praça também vai ter com contação de histórias e inúmeras atividades para jovens e crianças, oferecidas pelo SENAC Minas – tudo ao som da banda do Corpo de Bombeiros, que repete a parceria firmada nos anos anteriores.

Quando: 9 de setembro
Horário: 09h às 13h
Local: Praça da Liberdade

Mais informações no site oficial.

Jessica Soares

As páginas amareladas, a poeira da capa, o lugar escondido no armário em que esperava por ser desbravado – a história sempre teve início antes das palavras. Nunca pisei no solo de outro planeta. Mas, na falta de naves, aviões e ônibus de viagem, embarquei nas páginas dos livros, que nunca falharam em me levar para longe.