Kafka e Dostoiévski em movimento

Kafka e Dostoiévski em movimentoDylan Luder / unsplash

Animação que envolve a arte da escultura, placas de gesso, cola, lixa, tinta a óleo e câmeras em movimento. Essa é a técnica criada por Piotr Dumala, diretor de animação polonês. Em seu repertório, que conta com cerca de dez filmes, estão dois curtas que abordam o universo da literatura.

Em Franz Kafka, de 1992, Dumala retrata partes da vida do escritor tcheco, baseado, principalmente, em diários de Kafka. O filme traz também imagens e temas de suas obras.

A animação Crime e Castigo, de 2000, é uma adaptação da obra de Fiódor Dostoiévski. Piotr Dumala demorou três anos para produzir o filme. O curta de 30 minutos não tem objetivo de retratar toda a complexidade do livro, uma tarefa que Dumala diz ser impossível. O que quis fazer foi abordar uma das “camadas” da obra. O resultado você confere abaixo.

 

Vimos n´A Biblioteca de Raquel

Thais Marinho

Ainda são poucos os livros na minha estante e muitos na lista para serem lidos, mas a paixão por eles já está há muito tempo instalada. Hoje, cá estou, quase ex-jornalista, estudante de Letras, atualmente em terras hermanas, desbravando o argentinês e as literaturas hispano-americanas.