Cadernos sobre os grandes escritores

Cadernos sobre os grandes escritorespraler | Pra Ler

Entrevistas, ensaios, artigos, manuscritos e depoimentos. Todo um acervo reunido pelo Instituto Moreira Sales (IMS) deu origem aos Cadernos de Literatura Brasileira. Ao todo já são 26 edições, cada uma voltada para um grande escritor brasileiro. Entre os autores já contemplados estão Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Lygia Fagundes Telles, Ariano Suassuna e Hilda Hilst.

A primeira publicação, lançada em 1996, foi dedicada a João Cabral de Melo Neto. Com 136 páginas, o Caderno traz uma cronologia com fatos da vida e das obras do escritor, além de depoimentos de João Brossa, Antoni Tàpies e Maria da Saudade Cortesão Mendes. Manuscritos inacabados, um ensaio fotográfico, artigo de João Alexandre Barbosa e entrevista concedida ao IMS também fazem parte da edição.
Alguns Cadernos estão disponíveis gratuitamente no site do Instituto. A publicação dedicada a João Cabral de Melo Neto é uma delas. Clarice Lispector, Millôr Fernandes e Guimarães Rosa também estão entre os escritores que podem ser conhecidos por meio das edições online.

Para acessar o portal do IMS, clique aqui.

Thais Marinho

Ainda são poucos os livros na minha estante e muitos na lista para serem lidos, mas a paixão por eles já está há muito tempo instalada. Hoje, cá estou, quase ex-jornalista, estudante de Letras, atualmente em terras hermanas, desbravando o argentinês e as literaturas hispano-americanas.