J.K. Rowling lança seu primeiro livro adulto

J.K. Rowling lança seu primeiro livro adultoRedd Angelo / unsplash

Finalmente o tão esperado livro adulto de J.K. Rowling, The Casual Vacancy, foi lançado. Em abril deste ano, a data e o nome da obra já tinham sido divulgadas (como falamos aqui) e, em julho, foi a vez da capa. O mistério em torno do livro foi tanto que, só após o lançamento, no último dia 27, editoras de vários países receberam o exemplar para fazerem a tradução.

O livro foi bem avaliado pela crítica, de uma forma geral, embora não tenha sido considerado uma “obra-prima”. Segundo o jornal The Guardian, o livro é “inteligente, bem executado e com frequência divertido”. Já para o The Daily Telegraph, a obra tem momentos divertidos, apesar de ser cheia “de crueldade e desespero”.

Outros críticos, entretanto, não demonstraram nem um pouco de interesse pelo novo trabalho da autora britânica. Michiko Kakutani, do The New York Times, disse que “o mundo da vida real que ela desenhou nessas páginas é tão deliberadamente banal, tão depressivamente clichê, que The Casual Vacancy é não só frustrante — é chato”.

Aqui no Brasil, o romance será lançado pela Nova Fronteira e a previsão é que chegue às livrarias na primeira semana de dezembro. A Editora não revelou quem será o tradutor, mas já adiantou que não será Lia Wyler, quem traduziu Harry Potter.

Vimos n´A Biblioteca de Raquel com informações da Folha de São Paulo e da Revista Época.

Thais Marinho

Ainda são poucos os livros na minha estante e muitos na lista para serem lidos, mas a paixão por eles já está há muito tempo instalada. Hoje, cá estou, quase ex-jornalista, estudante de Letras, atualmente em terras hermanas, desbravando o argentinês e as literaturas hispano-americanas.