As mais diversas vozes

As mais diversas vozesRedd Angelo / unsplash

Brasil, um lugar cheio de vozes – assim se define o país que será homenageado na Feira do Livro de Frankfurt 2013, realizada na Alemanha. A edição deste ano começou semana passada, dia 10, e o Brasil apresentou seu programa para o evento do ano que vem. Aproximadamente, 26 milhões de reais devem ser investidos em atividades durante a próxima edição da Feira e em uma programação cultural na Alemanha ao longo do próximo ano.

O Brasil vai ainda ampliar sua participação no evento em termos de espaço. O estande brasileiro, que já cresceu para 330 metros quadrados em 2012, terá 2.500 metros quadrados no ano que vem – incluindo livros, exposições e um auditório. O Ministério da Cultura brasileiro quer destinar mais 90 milhões de reais até 2020 para a continuidade do trabalho de divulgação da cultura do país mesmo depois da Feira.

No próximo domingo, dia 14, o escritor amazonense Milton Hatoun representa o Brasil em uma cerimônia, na qual a Nova Zelândia, país homenageado desta edição, entrega o rolo no qual a cada ano é inscrito um fragmento de uma obra clássica do convidado. Como um “país cheio de vozes”, no entanto, o Brasil decidiu não escolher apenas um texto clássico, mas sim fazer uma seleção de frases de diversos autores, como Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Oswald de Andrade.

Essas mesmas vozes – e mais tantas outras – recheiam o vídeo apresentado durante a Feira de Frankfurt e que pretende mostrar um pouco da literatura brasileira:

Com informações daqui e daqui 

Thais Marinho

Ainda são poucos os livros na minha estante e muitos na lista para serem lidos, mas a paixão por eles já está há muito tempo instalada. Hoje, cá estou, quase ex-jornalista, estudante de Letras, atualmente em terras hermanas, desbravando o argentinês e as literaturas hispano-americanas.