Espalhe os 110 anos de Drummond

Espalhe os 110 anos de DrummondRedd Angelo / unsplash

Não se almejava nada menos para o Dia D do que ser incorporado ao calendário literário nacional como uma homenagem a Carlos Drummond de Andrade. A data passou a ser comemorada em 31 de outubro, nascimento do escritor, a partir de 2011 (já falamos sobre isso aqui). Neste ano, a segunda edição da iniciativa do Instituto Moreira Salles é especial. Em 2012, Drummond completaria 110 anos.

Os festejos começaram no início do ano com a reedição da obra completa do autor pela Companhia das Letras e as homenagens na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em julho. As atividades que fazem parte do Dia D começaram no dia 24, com o Curso Drummond: o tempo e a poesia, ministrado por Antonio Cicero, no Rio de Janeiro, e vão até a data do aniversário do poeta mineiro. Um dos destaques da programação é o lançamento da nova edição dos Cadernos de Literatura Brasileira dedicada a Drummond.

Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo receberão eventos no Dia D (veja a programação completa aqui). As comemorações, entretanto, não se restringem ao Brasil. Em Portugal, será apresentada Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, no Teatro Nacional São João, no Porto. A peça é idealizada pelo neto do poeta, Pedro Drummond, e interpretada por Sura Berditchevsky.

Confira as atividades em sua cidade e “espalhe Drummond”!

 

Thais Marinho

Ainda são poucos os livros na minha estante e muitos na lista para serem lidos, mas a paixão por eles já está há muito tempo instalada. Hoje, cá estou, quase ex-jornalista, estudante de Letras, atualmente em terras hermanas, desbravando o argentinês e as literaturas hispano-americanas.