8ª edição do Fórum das Letras

8ª edição do Fórum das LetrasRedd Angelo / unsplash

“Como se faz um livro?” Essa pergunta será ouvida muitas vezes entre hoje e domingo por quem perambular pelas ladeiras de Ouro Preto. O tema vai nortear a 8ª edição do Fórum das Letras, que será realizado entre os dias 22 e 25.

Autores, editores, agentes literários e outros profissionais do setor vão se reunir para discutir a produção de um livro. Os processos de criação, a impressão, divulgação, distribuição e exposição em livrarias – todos os passos na cadeia produtiva de uma obra serão pauta no evento realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). E-books e outras possibilidades de leitura também serão discutidos – como não poderia deixar de ser, nesses tempos digitais em que vivemos.

A abertura do encontro aconteceu hoje na cidade histórica mineira. Às 19h, foi realizada a conferência “O Livro das Horas”, da escritora Nélida Pinõn, no Cine Vila Rica.

Entre os autores previstos na programação estão Ferreira Gullar, Adélia Prado, Affonso Romano de Sant’anna, Marina Colasanti e Frei Betto. Foram convidados ainda os portugueses Inês Pedrosa e Lídia Jorge, além de agentes literários como Nicole Witt, da Alemanha, e Jonah Straus, dos Estados Unidos.

Confira a programação completa do evento aqui.

Thais Marinho

Ainda são poucos os livros na minha estante e muitos na lista para serem lidos, mas a paixão por eles já está há muito tempo instalada. Hoje, cá estou, quase ex-jornalista, estudante de Letras, atualmente em terras hermanas, desbravando o argentinês e as literaturas hispano-americanas.