[Fórum das Letras] De onde vem a poesia?

Thais Marinho | Pra Ler

Eduardo Jardim, professor de Filosofia da PUC-RJ, tem recorrido constantemente à poesia para discutir questões filosóficas e, a partir da filosofia, falar da arte poética. O autor de livros como “Limites do Moderno: O Pensamento Estético de Mario de Andrade” e “A Brasilidade Modernista: Sua Dimensão Filosófica” foi convidado para responder a uma pergunta instigante na 8ª edição do Fórum das Letras de Ouro Preto: “A poesia nasce da filosofia?”.

Em parceria com a Rádio UFMG Educativa, o Pra Ler esteve na cidade histórica durante o evento, que foi realizado entre os dias 22 e 25 de novembro e não podia deixar de ouvir a resposta de Eduardo Jardim. Ouça dois trechos da conversa que tivemos com ele. No primeiro, o professor discute a relação entre poesia e filosofia e como as duas áreas já estiveram próximas:

No segundo trecho da conversa, Eduardo Jardim responde à pergunta proposta na mesa que participou durante a programação do evento:

Thais Marinho

Ainda são poucos os livros na minha estante e muitos na lista para serem lidos, mas a paixão por eles já está há muito tempo instalada. Hoje, cá estou, quase ex-jornalista, estudante de Letras, atualmente em terras hermanas, desbravando o argentinês e as literaturas hispano-americanas.