Pra Ler num domingo…
... numa segunda, terça, quarta, quinta, sexta e sábado (chuvoso ou não)! Assim são as crônicas.

Existem muitas definições que tentam dizer o que ela é. A mais difundida, talvez, é a de que trata-se de um curto texto capaz de extrair do cotidiano alguma reflexão que ecoe no modo como o leitor vê o mundo. Porém, isso parece ser apenas um jeito de tornar pomposo o mais despretensioso dos estilos literários.
Na verdade, a crônica é aquele nosso amigo que sempre tem um bom caso para jogar na roda e do qual você acaba se lembrando depois, sem saber direito o porquê. As deliciosas e peculiares nuances que esse gênero ganhou aqui pelo Brasil são temas de profundas discussões na academia. Mas uma certeza permanece: temos ótimos e originais cronistas.
Seis deles – a saber: Humberto Werneck, Marcelo Moutinho, Luis Henri Pellanda, Fabrício Carpinejar, Márcia Tiburi e Rogério Perreira – resolveram se unir para dar àqueles que acessam o site Vida Breve sua dose diária “estranhamento” à realidade. Juntos com os ilustradores Bruno Schier, Eduardo Nasi, Felipe Rodrigues, Rafa Camargo, Ramon Muniz, Simon Ducroquet e Theo Szczepanski, um texto ilustrado é postado por dia. De Domingo a Domingo.
O portal existe desde 2009 e, em julho de 2012, passou a receber um convidado por semana, responsável por escrever a Crônica de Domingo. Hoje, por exemplo, o texto disponibilizado é do escritor gaúcho Reginaldo Pujol Filho e tem o título “Pesquisas apontam que estudo diz que pesquisadores afirmam”.
Se o tempo é curto e a vontade é muita, a solução pode muito bem ser uma crônica.
Acesse: www.vidabreve.com
Ilustração Bruno Schier
Ennio Rodrigues
Últimos posts por Ennio Rodrigues (exibir todos)
- Lugares para se hospedar inspirados em obras literárias - 17/02/2013
- E-reader com cara de livro - 09/02/2013
- As vantagens de ser um leitor - 22/01/2013