Parabéns, Clarice!

Parabéns, Clarice!Redd Angelo / unsplash

Hoje, dia 10 de dezembro de 2012, a campeã nacional de citações mal-atribuídas, Clarice Lispector (1920 – 1977), completaria 92 anos de idade caso estivesse viva. A escritora e jornalista naturalizada brasileira – e nascida na Ucrânia – talvez perca a “título” em breve graças ao Instituto Moreira Salles (IMS). A entidade lançou nessa segunda-feria o portal Clarice Lispector IMS.

Conforme declarou à Folha o consultor de literatura do IMS e organizador do projeto, Eucanaã Ferraz, “Clarice tem sido muito castigada pela internet. Por isso tivemos a ideia de lançar um site de qualidade, que seja uma referência para estudiosos e os leitores em geral”. O endereço eletrônico reúne videos, cartas, trechos dos livros, traduções comparadas, e-books e informações inédias sobre o segundo nome mais conhecido da literatura brasileira pelo mundo – De acardo com o Conexões Itaú Cultural, ela só perde para Machado de Assis em reconhecimento.

Além disso, a celebração do aniversário de nascimento Clarice em 2012 espalha-se pelo país com uma série de exposições e projetos de divulgação do trabalho dele. A programação completa pode ser acessada aqui.

Para começar, que tal assistir a uma das video-aulas disponibilizadas no site: “A matéria Clarice”, com o professor, músico e compositor José Miguel Wisnik?

Vimos no Brasilianas.org

Ennio Rodrigues

Adoro as mais improváveis viagens que se pode imaginar a partir de um texto, até as divergentes. Não sou leitor precoce, mas tenho uma ótima arma: curiosidade. D’O Guia do Mochileiro das Galáxias ao Machado. Foi um amigo que disse certa vez e concordo: “nem que passasse a vida inteira a ler, terminaria todos os Clássicos! Em vez disso, prefiro apenas tentar encontrar livros que me tirem do lugar”.