10 jogos de tabuleiro literários

10 jogos de tabuleiro literárioskaboompics / reprodução

O que fazer em um dia chuvoso, preso dentro de casa? Ler um livro, é claro. Mas, e se você estiver com um grupo de amigos, todos loucos por Literatura, que queiram fazer algo que envolva todos ao mesmo tempo? Que tal Jogar um jogo de tabuleiro inspirado em algum clássico literário? O site Flavorwire fez a lista de 10 jogos de tabuleiro literários. Confira:

10 – Pride and Prejudice: The Board Game (Orgulho e Preconceito): Nesse jogo você escolhe um dos casais e vai em corrida para a Igreja. Quem casar primeiro, vence.

9 – 1984: Animal Farm (1984): Isso não tem, absolutamente, nada a ver com qualquer joguinho de facebook que você tenha se lembrado agora. Lançado no ano passado, na Polônia, esse jogo é inspirado no clássico de Geoge Orwell. Nele você é um dos possíveis ditadores da grande fazenda mundial que se sucedeu à revolução dos bichos.

8 – The little prince protect his planet (O pequeno príncipe): O nome já é bem auto-explicativo. O objetivo desse jogo francês é ajudar o protagonista do livro de Antoine de Saint-Exupéry a impedir que os Baobás tomem conta de seu pequeno planeta.

7 – Moby-Dick: The Game of the White Whale (Moby Dick): Capturar baleiras ou vender suas ferramentas pelo melhor preço possível. Esse é o objetivo desse jogo alemão de 1962.

6 – The Name of the Rose (O nome da Rosa): Tal como o livro de Umberto Eco, a meta principal é descobrir quem foi o assassino. Também como na trama literária, as falsas pistas aparecem a todo momento. Quem será o culpado?

5 – Beowulf: The Legend (Beowulf): No jogo de tabuleiro inspirado em Beowulf ninguém pode ser, propriamente, Beowulf. Os jogadores são membros do grupo do herói e acompanham seu líder nas aventuras rumo à vitória. Certamente isso garante que as disputas e brigas permaneçam dentro do jogo e não entre os jogadores para decidir quem seria o principal.

4 – Dune (Duna): Nesse jogo é possível reviver o universo fantástico de Frank Herbert e lutar com outros jogadores em um ambiente cheio de montanhas de areia e minhocas gigantes.

3 – A Christmas Carol (Canção de Natal): Sendo um dos personagens do romance de Dickens, o seu objetivo é chegar ao centro do tabuleiro. Mas, enquanto isso, você pode ter algumas realizações pessoais bem interessantes.

2 – Don Quijote de la Mancha: Juego Educativo. Refaça a trajetória de Don Quixoje e Sancho Pancha ou então, se preferir, seja do time de meliantes que tentam impedi-lo em sua jornada. O objetivo, segundo os criadores, é divulgar a cultura da região de Castilla de La Mancha e, claro, o grande clássico de Cervantes.

1 – The Shinning (O Iluminado): Um dos primeiros a testar esse jogo foi ninguém menos que o próprio Stephen King. Na brincadeira, um jogador controla a família Torrence e o outro joga com o Overlook Hotel. O objetivo é destruir o inimigo o mais rápido possível. Muitos sustos garantidos. Se quiser jogar, por sua conta e risco, baixe aqui [em inglês]

Vimos no flavorwire

Ennio Rodrigues

Adoro as mais improváveis viagens que se pode imaginar a partir de um texto, até as divergentes. Não sou leitor precoce, mas tenho uma ótima arma: curiosidade. D’O Guia do Mochileiro das Galáxias ao Machado. Foi um amigo que disse certa vez e concordo: “nem que passasse a vida inteira a ler, terminaria todos os Clássicos! Em vez disso, prefiro apenas tentar encontrar livros que me tirem do lugar”.