A arte de criar livros
É dos escritores a prosa, mas a poesia é tecida à mão. Dobrar, cortar, costurar – página a página, vai ganhando vida um livro que não é feito apenas de palavras, mas de afeto e cuidado. Esta é a proposta da coleção “Livros Artesanais”, um projeto da Arte & Letra, editora fundada em 2004 em Curitiba. Foram confeccionados manualmente, um a um, exemplares dos clássicos Um Coração Singelo, de Gustave Flaubert, Assassinatos na Rue Morgue, de Edgar Allan Poe, e Luzes, conto de Anton Tchekhov.
Impressos em tipografia, com ilustrações em xilogravura, encadernação manual e com cheirinho de tinta, a proposta da coleção é oferecer uma experiência sensorial aos leitores.”Você vai pegar, sentir o tecido de algodão, vai ter uma ligação com aquilo. Vai pegar e perceber que aquele papel tem uma impressão e tem um relevo (…) As pessoas vão sentir, vão cheirar, vão tocar – de alguma maneira vão se relacionar um pouco mais com esse objeto”, conta Daniel Barbosa, responsável pela encadernação, no vídeo de apresentação da coleção. Assista abaixo:
Quem quiser levar para casa uma dessas belas obras precisa correr: foram produzidos apenas 200 exemplares numerados de cada título. Os livros estão à venda na Livraria Arte & Letra, em Curitiba, e no site da editora.
Jessica Soares
Últimos posts por Jessica Soares (exibir todos)
- Conheça 7 das bibliotecas públicas mais bonitas do mundo - 02/05/2016
- Vai começar a 5ª Bienal do Livro de Minas – programe-se! - 09/04/2016
- Elas, protagonistas (e feministas) - 30/03/2016