As vantagens de ser um leitor

As vantagens de ser um leitorDylan Luder / unsplash

Lançado no Brasil em outubro do ano passado, o filme As vantagens de ser invisível angariou vários fãs pelo país. Estrelado por Emma Watson (Harry Potter) e Logan Lerman (Percy Jackson e o Ladrão de Raios), o filme é dirigido e roteirizado por Stephen Chbosky que também é o autor do livro homônimo que dá origem à obra. Segundo críticos, o filme possui atuações convincentes, bons diálogos e uma trilha sonora impecável. A história contada por Charlie (vivido por Lerman) inspirou admiradores brasileiros a criarem o projeto Charlie’s Booklist 2013: as vantagens de ser um leitor.

Segundo os organizadores da ideia, o objetivo é ler os doze livros indicados pelo professor de Charlie ao longo do romance e do filme, um por mês, até o final de 2013 e, com isso, ter “uma vida literária awesome”. A cada final de mês, será aberto um fórum de discussão entre os participantes, para que possam trocar impressões sobre as sugestões do professor Anderson. O melhor de tudo é que as atividades acontecem em um grupo no Facebook, de graça, e qualquer um pode participar – basta seguir as cinco orientações do Guia.

A leitura de janeiro já foi definida: O Sol é para todos, de Harper Lee. A lista completa também possui outros clássicos como O grande Gatsby (F. Scott Fitzgerald), O apanhador no campo de centeio (J. D. Salinger) e Hamlet(Shakespeare).

Para ter mais informações sobre como entrar na brincadeira, clique aqui e deixe a literatura mostrar que você pode ser infinito.

Vimos no Conversa Cult

Ennio Rodrigues

Adoro as mais improváveis viagens que se pode imaginar a partir de um texto, até as divergentes. Não sou leitor precoce, mas tenho uma ótima arma: curiosidade. D’O Guia do Mochileiro das Galáxias ao Machado. Foi um amigo que disse certa vez e concordo: “nem que passasse a vida inteira a ler, terminaria todos os Clássicos! Em vez disso, prefiro apenas tentar encontrar livros que me tirem do lugar”.