Literatura fantástica no cinema

Literatura fantástica no cinemakaboompics / reprodução

Para quem gosta de cinema e de obras literárias de ficção e fantasia, o ano de 2013 promete. O blog da Super Interessante trouxe uma lista de oito obras da literatura deste gênero que já estão sendo adaptadas para as telonas.

1. Ender’s Game, de Orson Scott Card
Estreia dia 1º de novembro o filme Ender’s Game (no Brasil, O Jogo do Exterminador), uma adaptação do livro de ficção científica lançado em 1985 pelo autor norte americano Orson Scott Card. O protagonista é Ender, um jovem que busca salvar o planeta de invasores alienígenas.

2. Sangue Quente, de Isaac Marion
Warm Bodies, livro de Isaac Marion, é um romance zumbi. No Brasil, a adaptação para o cinema ganhou o nome de Meu Namorado é um Zumbi. O filme estreou no dia 8 de fevereiro. O trailer está aqui:

 

3. Os Instrumentos Mortais, de Cassandra Claire
Judith Rumelt, mais conhecida como Cassandra Claire é um autora americana de fanfictions. Começou a publicar em 2007 a série Os Instrumentos Mortais, que narra a  história de uma jovem que descobre ser descendente de um clã de caçadores de demônios. Harald Zwart vai dirigir o filme que faz a adaptação das obras. O longa estreia no dia 23 de agosto.

4. R.I.P.D., de Matt LunsfordSerá lançado em julho nos Estados Unidos o filme R.I.P.D, a história de um policial morto que se junta a uma equipe de oficiais mortos-vivos para  encontrar o homem que o assassinou.  O enredo é adaptado de uma graphic novel de Matt Lunsford.

 

5. O Hobbit – A Desolação de Smaug, de Tolkien
O Hobbit, história publicada em 1937 pelo escritor britânico J. R. R. Tolkien, não perde atualidade. Considerada um dos clássicos da literatura infantil, a segunda parte da obra – o esperado encontro de hobbit com o dragão Smaug – será transformada em um filme que estreia em 20 dezembro.  A primeira parte estreou no dia 15 de dezembro do ano passado.

 

6. A Hospedeira, de Stephanie MeyerQuem prefere aliens a vampiros tem grandes chances de curtir o romance de Stephanie Meyer, publicado em 2008. A Hospedeira, em inglês The Host, conta a história de uma raça alienígena que domina a terra e seus habitantes. O problema surge quando a mente de uma de suas hospedeiras humana se recusa a cooperar com o domínio da alma. Andrew Niccol, o mesmo que dirigiu Gattaca, comanda a adaptação da obra para os cinemas. A estrei está próxima: 29 de março no Brasil.

 

7. The Spook’s Apprentice, de Joseph DelaneyEstá prevista para outubro nos Estados Unidos a estreia do filme The Seventh Son, uma adaptação do romance The Spook’s Apprentice, de Joseph Delaney. No livro, um garoto de 13 anos tem o poder de enxergar criaturas fantásticas. Isso porque ele é o sétimo filho de um sétimo filho

8. Odd Thomas, de Dean Koontz
Publicada em 2003, a obra do americano Dean Koontz narra a história de um jovem que pode conversar com os mortos. O livro vira filme ainda este ano, mas não tem data definida para estrear.

Foto de capa retirada daqui.

Julia Marques

Julia Marques

Quando era bem pequena resolvi escrever um livro. Era a história de um barquinho que perdeu o rumo no mar. Desde então, minha relação com a literatura vem em ondas: às vezes bate forte, sacudindo tudo. Outras vezes sossega. Encontrei no Pra Ler o sopro para essa aventura. Meu barquinho infantil segue cambaleando por esse mar de histórias, personagens, e cenários. Talvez um dia ele aviste um porto.
Julia Marques