Os escritores e os personagens da literatura brasileira

Os escritores e os personagens da literatura brasileiraAbigail Keenan / reprodução

Quem escreve livros no Brasil é, em sua maioria, homem branco. Eles também dominam o enredo das obras. Em geral, os personagens na literatura brasileira são do sexo masculino, brancos, de classe média, heterossexuais e intelectualizados. Todas essas informações sobre quem escreve e quem protagoniza os livros no Brasil estão no infográfico produzido pelo blog Ponto Eletrônico, alimentado pela BOX 1824.

Os dados foram coletados nas pesquisas realizadas por Regina Dalcastagnè, professora titular da Universidade de Brasília (UNB). A pesquisadora coordena o Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da UNB e edita a revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Dalcastagnè dedicou seus últimos 15 anos a estudar os modelos sociais construídos e validados pela literatura nacional recente e, entre os resultados, estão as seguintes pesquisas: veja aqui, aqui e aqui.

Confira abaixo o panorama (nem tanto surpreendente, mas muito assustador) da literatura no Brasil:

Thais Marinho

Ainda são poucos os livros na minha estante e muitos na lista para serem lidos, mas a paixão por eles já está há muito tempo instalada. Hoje, cá estou, quase ex-jornalista, estudante de Letras, atualmente em terras hermanas, desbravando o argentinês e as literaturas hispano-americanas.