A jornada do herói

A jornada do heróiDylan Luder / unsplash

Em 1949, o estudioso norte americano Joseph Campbell publicou o livro O herói de mil faces (The hero with a thousand faces, no original). A obra foi o resultado de um estudo aprofundado sobre vários mitos de diversos lugares do mundo e a principal conclusão foi que os heróis das histórias são, na verdade, apenas uma variação do mesmo personagem. Esse conceito é chamado de “a jornada do herói” (ou monomito) e pode ser usado para explicar personagens desde a antiguidade, como Hércules, até os dias de hoje, como Katniss Everdeen, da trilogia Jogos Vorazes, por exemplo.

O assunto foi tema de um vídeo no TED-Ed, braço do TED – organização dedicada à disseminação de ideias – com material educacional. Criado pelo educador Matthew Winkler e pelo animador Kirill Yeretsky, o vídeo traz uma bela animação que explica didaticamente o conceito criado por Campbell. Assista ao vídeo abaixo – em inglês, com legendas em português.

Vimos no Update or Die

Brunin Assis

Cheirei um livro pela primeira vez aos quatro anos. Aos dez já era frequentador de bibliotecas. Aos quinze comecei a consumir exemplares mais pesados. Aos vinte não conseguia mais sair de casa sem um livro. Hoje sonho em ter uma casa cheia deles, mas tenho medo de ser preso por tráfico de cultura.