Escritores brasileiros na Feira de Frankfurt

Escritores brasileiros na Feira de FrankfurtRedd Angelo / unsplash

Setenta escritores brasileiros vão viajar em outubro para a Alemanha representando o Brasil na Feira de Frankfurt, evento que vai homenagear a literatura brasileira. Entre os critérios para a escolha dos autores, está a representação da variedade literária brasileira, mostrando também as transições culturais mais recentes.

Serão 22 mulheres e 48 homens, 33 autores de prosa, 11 infantojuvenis, oito poetas, seis críticos e oito autores na área de conhecimentos e biografias, além de quatro autores de história em quadrinho ou romance gráfico.

Entre os nomes que integram a lista estão Carlos Heitor Cony, Ana Maria Machado, Bernardo Carvalho, Cristovão Tezza, Sérgio Sant’Anna, Andrea del Fuego, Daniel Galera, Fábio Moon e Gabriel Bá e Paulo Coelho. Conheça aqui a lista completa.

Traduções

Desde que foi criada em 1991, Fundação Biblioteca Nacional publicou, por meio do seu programa de apoio à tradução de títulos brasileiros no exterior, 209 obras, a maioria para espanhol. 26 foram para a Espanha e 18 para a Argentina, totalizando 44. A França está entre os países que mais traduziram escritores brasileiros, ao todo 30 títulos. No geral, Clarice Lispector é a autora mais publicada, com 14 edições estrangeiras.

Desde 2010, quando o Brasil foi anunciado como convidado de honra da Feira de Frankfurt 2013, as traduções para o alemão se multiplicaram. Entre 1991 e 2012, 14 traduções foram publicadas, mais outras 25 estão em andamento, muitas previstas para serem publicadas ainda neste ano. (Informações levantadas para a coluna Painel das Letras, do jornal Folha de São Paulo e publicadas no blog A Biblioteca de Raquel)

Vimos n’ A Biblioteca de Raquel

Thais Marinho

Ainda são poucos os livros na minha estante e muitos na lista para serem lidos, mas a paixão por eles já está há muito tempo instalada. Hoje, cá estou, quase ex-jornalista, estudante de Letras, atualmente em terras hermanas, desbravando o argentinês e as literaturas hispano-americanas.