Então Jesus disse: “Hi Five, brother”

Então Jesus disse: "Hi Five, brother"Dylan Luder / unsplash

Em 2012, apresentamos uma pesquisa que mostrava a Bíblia Sagrada como o livro mais lido do mundo, muito a frente do segundo colocado (O livro vermelho, de Mao Tsé-Tung). Isso não é de se estranhar, graças à importância que o livro tem para a cultura cristã. Mas por ter sido escrita há tantos séculos, a linguagem, por vezes antiquada, não chega a ser um atrativo para a leitura, principalmente para a nova geração. Com isso em mente, o pastor Ariovaldo Jr., da Igreja Manifesto, em Uberlândia -MG, criou o projeto Biblia Free Style, uma paráfrase bem humorada das escrituras sagradas.

Com uma linguagem bem mais coloquial, o site transforma Jesus em “o cara”, faz referências a vários ícones da cultura pop e insere piadas em diversos trechos. O site, que hoje conta com a participação do também pastor Guilherme Burjack, afirma não ser um substituto para o texto original, mas sim uma forma alternativa para lê-lo. Apesar disso, o projeto está gerando bastante polêmica entre os cristãos.

Nos comentários do site é possível encontrar as mais diversas opiniões, desde pessoas que acham um desrespeito modificar as palavras da bíblia até outros que incentivam. Logo no primeiro livro de Mateus, os dois comentários mais curtidos refletem essa dualidade. No primeiro deles, um leitor diz que “estamos perdendo a seriedade da palavra d (sic) Deus (…) não vamos fazer o Reino dos Céus uma coisa engraçada, mas vamos mostrar a seriedade da santidade”. Já no segundo, outra leitora encoraja o trabalho e diz que eles irão alcançar muitas pessoas que jamais conheceriam Jesus se não fosse pelo trabalho realizado.

Os próprios autores se defendem das acusações, dizendo a todos para não se preocuparem com eles. Para se justificarem, citam uma passagem de Gamaliel, o ancião, mas reescrita de acordo com estilo do site: “Deixem estes meninos fazerem o que querem, sabemos que isso não vai dar certo se não for de Deus.”

Até o momento já foram publicados os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João. A previsão é que o Novo Testamento seja todo publicado até julho desde ano, quando iniciarão as postagens do Velho Testamento, cujo término está previsto para meados de 2014.

Brunin Assis

Cheirei um livro pela primeira vez aos quatro anos. Aos dez já era frequentador de bibliotecas. Aos quinze comecei a consumir exemplares mais pesados. Aos vinte não conseguia mais sair de casa sem um livro. Hoje sonho em ter uma casa cheia deles, mas tenho medo de ser preso por tráfico de cultura.