Versos malditos

Gregório de Matos vai ter sua obra publicada a partir deste ano pela editora Autêntica
Versos malditosRedd Angelo / unsplash
REPRODUÇÃO

“Boca do inferno”, autor que é presença constante em antologias, livros didáticos e provas de vestibular, vai ter sua obra publicada a partir deste ano pela editora Autêntica.

Gregório de Matos (1636-1695) recebeu a simpática alcunha por suas sátiras implacáveis à sociedade do século VII, principalmente à Igreja e à política da “cidade da Bahia”, Salvador. Também contribuía para o apelido sua postura de homem boêmio, mulherengo e de gestos e palavras obscenos (saiba mais aqui).

Estão previstos cinco volumes que contam com versos fixados e anotados por Marcello Moreira e com ensaio introdutório e glossário de João Adolfo Hansen, coautor das notas. Os textos estavam até agora inéditos, guardados na biblioteca da UFRJ.

Vimos em A Biblioteca de Raquel . Imagem destaque retirada daqui.

Thais Marinho

Ainda são poucos os livros na minha estante e muitos na lista para serem lidos, mas a paixão por eles já está há muito tempo instalada. Hoje, cá estou, quase ex-jornalista, estudante de Letras, atualmente em terras hermanas, desbravando o argentinês e as literaturas hispano-americanas.